Como é o trabalho remoto de um desenvolvedor júnior

Como é o trabalho remoto de um desenvolvedor júnior

O trabalho 100% remoto é um sonho para muitos profissionais de tecnologia. Mas, ainda existem aqueles que preferem ir para o escritório diariamente ou até aqueles que optam por um modelo mais híbrido, com dias no escritório e outros em casa.

Atualmente moro em Petrolina-PE e trabalho na Vista Soft, uma empresa de Florianópolis-SC, então meu trabalho é 100% remoto. Nesse post, vou falar um pouco sobre como é meu dia a dia, e, as vantagens e desvantagens de trabalhar remotamente.

Antes de começar a falar sobre como é meu dia a dia no trabalho remoto, preciso deixar bem claro que já trabalhei presencialmente, indo diariamente para o escritório. Trabalhei como Desenvolvedor Web por dois anos e todos os dias, lá estava eu, sentado na mesa do escritório por 8 horas. Então sei um pouco sobre os dois mundos.

Sua manhã pode ser mais produtiva

Meu expediente de trabalho se inicia às 9h da manhã, mas eu sempre acordo às 6h. Mas, por que não dorme até mais tarde? Você pode estar se perguntando. E essa resposta é bem simples. Tiro esse período da manhã para fazer alguns exercícios e minhas aulas da faculdade. Faço dessa forma, pois minha mente está mais tranquila e absorvo melhor os conteúdos. Uns 30 minutos antes de começar a trabalhar de fato, faço meu café, organizo minha mesa e quando chega às 9h, começo meu trabalho.

Esse tempo que tiro para me exercitar, estudar e relaxar pela manhã, poderia ser perdido no trânsito indo para o trabalho, caso trabalhasse presencialmente.

Para sua rotina ser produtiva, só depende do que você faz.

Eu poderia simplesmente acordar tarde e ir logo trabalhar, mas não aproveitaria uma das melhores horas do meu dia. Então se trabalho remoto, preciso aproveitar ao máximo o meu tempo.

Seu trabalho pode ser mais produtivo

Depois que início meu trabalho, vejo as tarefas que organizei para fazer no dia. Trabalhamos no método SCRUM, com SPRINT de 3 semanas, então dá para organizar todas muito bem.

Felizmente a empresa em que trabalho, dá total liberdade e autonomia para a realização das tarefas. Claro que existem tarefas com maior prioridade, mas sou eu que escolho quais farei primeiro. Caso não consiga finalizar todas até o fim da SPRINT, as tarefas voltam para a fila para serem novamente distribuídas para a próxima.

Mas, aqui entre nós. Sou o maluco de entregar tarefas. Procuro sempre resolver logo, claro que com todo o cuidado para fazer bem-feito. Não gosto de ter tarefas pendentes, então sempre procuro finalizar todas o mais rápido que posso. Nem sempre é possível, mais sempre tento.

Procure sempre entregar o seu melhor, não deixe para fazer depois. Se você tem suas tarefas, não fique empurrando com a barriga e deixando tudo para a última hora. Se pode fazer agora, faça!

Caso tenha dúvidas e precise de ajuda, não tenha medo de perguntar. Sua equipe, o Google e o Stack Overflow, estarão à disposição para te ajudar.

Minha produtividade no dia a dia é incrível, já que não temos muitas reuniões, somente uma no início do dia, a nossa daily, onde contamos com o que estamos tralhando e como foi nosso dia anterior. Infelizmente não é assim em todas as empresas, já que atualmente muitos devs que trabalham remoto, estão reclamando que passam mais tempo em reuniões do que desenvolvendo.

Além de nossa reunião diária, temos só mais algumas três ou quatro no início da SPRINT para todo o planejamento e pronto. O restante é você e suas tarefas, você e o código.

Na empresa que trabalho, mesmo sendo júnior, eles não me deixam somente solucionando bugs, que é uma tarefa muito importante para deixar o sistema perfeito para os usuários. Mas, me desafiam a participar de tarefas mais complexas, como reformulação de uma área do sistema, participar da integração entre os sistemas da empresa e várias outras coisas.

Isso é ótimo, já que eu posso evoluir meu conhecimento, não somente como desenvolvedor, mas também como profissional e com relação à empresa e ao sistema que estou envolvido.

Tenha uma boa comunicação com seus colegas, não somente no seu setor, mas com todos. Falarei sobre como ter uma boa comunicação em outro post.

Tire a noite para você

No fim do expediente após cumprir todas as metas que determinei para o dia. Organizo as tarefas do dia seguinte, e faço um resumo de como foi meu dia para a próxima daily.

Depois é só aproveitar a noite com o que desejar. Posso sair para passear com minha esposa, visitar minha família, tirar um tempo a mais para estudar algo novo ou até tirar a noite somente para relaxar ou assistir uma série ou um filme.

É mais uma vantagem sobre o trabalho presencial, já que não perco algumas horas, que podem ser estressantes, no trânsito voltando para casa. Me dando mais tempo para aproveitar a minha noite.

Durmo bem cedo, entre 22h e 23h para repor as energias e começar mais um dia.

Bem, acredito que é isso.

O trabalho remoto pode te trazer várias vantagens, se você souber aproveitar. Pode trazer mais tempo para você, para sua família e muito mais. Mas claro que traz algumas desvantagens, como, por exemplo, o contato pessoal com sua equipe que só o trabalho presencial pode oferecer.

Você pode ter um aumento incrível de produtividade, como também pode ter um declínio. Tudo depende de como você faz as coisas.

Se deseja ser reconhecido, faça sempre o melhor.

Não existe o modelo perfeito de trabalho, existe o que melhor se encaixa com o seu perfil. Eu trabalhei um bom tempo remotamente como freelancer e isso me ajudou a saber como organizar melhor o meu tempo e a minha comunicação.

Após experimentar o trabalho remoto, você não quer largar. Mas, não vou dizer que nunca mais trabalharei presencialmente, se a vida me levar a isso, irei e farei o meu melhor diariamente.

Minha dica é...

Escolha o modelo de trabalho que melhor se encaixa ao seu perfil e suas necessidades atuais e não desperdice boas oportunidades. Seja organizado, proativo, cumpra suas metas, seja um solucionador de problemas e entregue sempre o seu melhor.

Um bom desenvolvedor não é somente aquele que sabe fazer um bom código. Mas, aquele que além de tudo, sabe resolver problemas.

Faça o melhor diariamente, mesmo que trabalhe remoto, presencial ou no modelo híbrido, as empresas desejarão você.

Espero que tenha ajudado e mostrado um pouco de como é o trabalho remoto. Claro que mostrei aqui como é a minha rotina diária. Essa rotina pode mudar de empresa para empresa e o cargo que você ocupa. Mas, acredito que já te ajudará a entender como é o dia a dia de um dev júnior que trabalha 100% remoto.

Um forte abraço e até a próxima 😉